Má Oclusão

Má Oclusão

O mal que afeta 90% dos brasileiros.


 

 

Oi tudo bem? Com o fim de te ajudar a entender melhor os caminhos (tratamentos) que podem te proporcionar dentes alinhados, saudáveis e esteticamente agradáveis preparamos com muito carinho quatro matérias que no decorrer do mês serão liberadas aqui no site e em nossas mídias sociais. Fique de olho! ;)

O tema de hoje é: Ortodontia x Ortopedia Facial

A Ortodontia e Ortopedia dos maxilares buscam uma melhora na função, saúde e aparência. Um sorriso atrativo possui um papel importante para acentuar a autoconfiança e autoestima. Veja as dicas completas a seguir.

O que é ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares?
Ortodontia/ Ortopedia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “Má Oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. Essas especialidades visam harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial adequado.


 
Qual a diferença entre ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares?
Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares são duas especialidades utilizadas para lidar com problemas de mau posicionamento dentário. Embora ambas pareçam muito semelhantes e utilizem aparelhos dentários para a correção da arcada, as especialidades apresentam diferenças essenciais no que diz respeito a fundamentação e conceituação.
A ortodontia é uma especialidade formalmente reconhecida como aquela que estuda, diagnostica e trata problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, face e arcos dentários. De forma simplificada, a ortodontia se concentra na utilização de aparelhos fixos e ativos, que aplicam força externa para movimentar os dentes ou alterar a forma do maxilar.
Por outro lado, a Ortopedia Funcional acredita nas forças naturais produzidas por todo o sistema corporal. O aparelho utilizado nesta técnica é geralmente removível e exerce uma força passiva e de pequena intensidade, que apenas estimula os nervos sensoriais da boca de modo que o próprio sistema responda com a remodelação das estruturas ósseas e musculares.
De modo geral, aparelhos de ortopedia funcional são mais utilizados em crianças. Como ainda haverá crescimento ósseo, os estímulos gerados podem influenciar o desenvolvimento correto do sistema bucofacial. A ortodontia pode ser aplicada a todas as faixas etárias, desde que haja saúde bucal – isto é, sem cáries ou lesões na boca.
 
Qual a origem dos problemas ortodônticos/ ortopédicos?
A Má Oclusão pode ter origem hereditária, ou seja, transmitida dos pais aos filhos. O tamanho dos ossos maxilares e o tamanho dos dentes são típicas influências familiares herdadas. Outro grupo de problemas são as causas adquiridas geradas pela sucção da chupeta, dos dedos, por problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes e traumatismo.


O que é necessário para iniciar um Tratamento Ortodôntico/ Ortopédico?
Na primeira visita ao consultório o paciente será examinado clinicamente. Informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais, traumas sobre os dentes, doenças, tratamentos hormonais e uso de medicamentos. Para complementação das informações obtidas na primeira consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui: Modelos de gesso das arcadas dentárias, radiografias e fotografias dos dentes e da face. Numa segunda visita do paciente ao consultório, após a realização da documentação ortodôntica, o ortodontista fará a exposição do diagnóstico e plano de tratamento. Após isso o tratamento poderá ser iniciado. No entanto, se for diagnosticado que o momento apropriado para iniciar o tratamento é mais adiante, o paciente fará visitas periódicas ao Ortodontista até o momento considerado ideal para o início.
 
Em quanto tempo é realizado um Tratamento Ortodôntico/Ortopédico?
O tratamento usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da Má Oclusão original, do tipo de tratamento envolvido, da idade do paciente e da cooperação do mesmo.
 
A Ortodontia pode tratar pacientes adultos?
No passado, o tratamento ortodôntico era associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico.


 
O que é tratamento Orto-Cirúrgico?
A combinação da Ortodontia com a Cirurgia ortognática é uma forma de corrigir casos severos de Má Oclusão e de anormalidades entre os maxilares. O tratamento orto-cirúrgico é indicando quando a correção da mordida não poderá ser alcançada somente com o uso de aparelhos, principalmente no que diz respeito a pacientes adultos. O Ortodontista, juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial , terá então que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica reposicionando os ossos maxilares. Para realizar um tratamento orto-cirúrgico ha um período inicial de aparelhos fixos com o objetivo de alinhar e nivelar corretamente os dentes. Após esta fase ter sido concluída é que o paciente será submetido à cirurgia e retornará ao Ortodontista para a finalização do tratamento.
 
Quais os benefícios do tratamento precoce em crianças?
Na atualidade a grande maioria dos tratamentos ortodônticos é executada durante o período da dentição mista, do crescimento e desenvolvimento craniofacial, antes da idade da adolescência. A abordagem preventiva e interceptora das más oclusões tem demonstrado vantagens indiscutíveis. Durante essa fase de crescimento do paciente possibilita-se a eliminação de hábitos de sucção de dedo ou chupeta, hábitos de interposição de língua e hábitos de postura de lábios. Além disso, permite-se o desenvolvimento normal da fala, avalia-se a existência de problemas respiratórios que possam afetar o crescimento da face e também corrige-se mordidas cruzadas que estejam presentes.

 

 

 

 

 



Compartilhe esta notícia!



  • 2017-04-03 08:02:00.0

Outras notícias

  • Capa da notiícia: VOCÊ SABE O QUE É GENGIVITE?

    Gengivite

    2017-09-05 00:00:00.0

    VOCÊ SABE O QUE É GENGIVITE?


  • Capa da notiícia: TRATAMENTOS

    Implantes Dentários

    2017-09-04 15:40:00.0

    TRATAMENTOS


  • Capa da notiícia: As escovas de dentes variam em tamanho, forma, dureza, comprimento e distribuição de cerdas. Qual seria a melhor escova de dentes?

    Qual é a melhor escova?

    2017-08-01 12:45:00.0

    As escovas de dentes variam em tamanho, forma, dureza, comprimento e distribuição de cerdas. Qual seria a melhor escova de dentes?


  • Capa da notiícia: Saúde bucal de idosos

    Saude bucal para idosos

    2017-07-12 11:51:00.0

    Saúde bucal de idosos


  • Capa da notiícia: ONLAYS E INLAYS

    Restaurações Onlay

    2017-07-03 07:31:00.0

    ONLAYS E INLAYS


  • Capa da notiícia: Dra. Janaina Simiano de Souza - Odontopediatria

    Odontopediatria

    2017-06-12 13:08:00.0

    Dra. Janaina Simiano de Souza - Odontopediatria


  • Capa da notiícia: Tratamento de canal mais rápido e mais confortável. Sessão única na maioria dos casos.

    Endodontia

    2017-05-22 15:45:00.0

    Tratamento de canal mais rápido e mais confortável. Sessão única na maioria dos casos.


  • Capa da notiícia: #HarmonizeDay

    Harmonize Day

    2017-05-19 23:09:00.0

    #HarmonizeDay


  • Capa da notiícia: VOCÊ SABE O QUE É UMA CÁRIE?

    Cáries - Evite!

    2017-04-29 12:52:00.0

    VOCÊ SABE O QUE É UMA CÁRIE?


  • Capa da notiícia: Surgiu meu dente SISO, e agora?

    3º Molar, o que faço?

    2017-04-23 18:33:00.0

    Surgiu meu dente SISO, e agora?


  • Capa da notiícia: Qual é a idade mínima para realizar tratamento com implantes dentários?

    Implantes na Adolescência

    2017-03-19 09:00:00.0

    Qual é a idade mínima para realizar tratamento com implantes dentários?


  • Capa da notiícia: Falar de conscientização em relação às questões femininas é falar também no direito a uma assistência diferenciada.

    Mudanças Hormonais

    2017-03-09 08:17:00.0

    Falar de conscientização em relação às questões femininas é falar também no direito a uma assistência diferenciada.


  • Capa da notiícia: Estudos comprovam que as mudanças fisiológicas associadas à menopausa podem afetar, de maneira incisiva, a saúde bucal da mulher.

    Saúde bucal na menopausa

    2017-03-02 11:12:00.0

    Estudos comprovam que as mudanças fisiológicas associadas à menopausa podem afetar, de maneira incisiva, a saúde bucal da mulher.


  • Capa da notiícia: Estimados, fiquem atentos ao nosso horário de carnaval:

    Horário de Carnaval

    2017-02-27 09:50:00.0

    Estimados, fiquem atentos ao nosso horário de carnaval:



Clientes

  • Capa da notiícia: Cliente 01

    Cliente 01

    2011-01-21 15:45:00.0

    Cliente 01


  • Capa da notiícia: SIDESC

    SIDESC

    0001-12-29 23:00:00.0

    SIDESC


  • Capa da notiícia: ASFOC-SC

    ASFOC-SC

    2015-09-24 23:30:00.0

    ASFOC-SC


  • Capa da notiícia: CARDESC

    CARDESC

    2015-09-24 10:15:00.0

    CARDESC


  • Capa da notiícia: SAUDESC

    SAUDESC

    0001-12-15 23:00:00.0

    SAUDESC


Onde fica a Ortex?

Atendimento

Endereço

Rua Domingos Pedro Hermes, 994 - Jardim Cidade de Florianópolis - São José CEP 88111-330

Como chegar: Ao subir a rua da UNILAR dobrar a primeira a direita,  você vai passar em frente a igreja Matriz de Barreiros, Banco do Brasil, Restaurante Barriga Verde, Simas Automóveis  e dobrar a esquerda na rua do Frangos Morgana. Segue mais 500m. Fica 5 casas depois da Igreja Luterana de Barreiros.


Telefone

Telefone (48) 3034 - 2494
Telefone comercial (48) 99148 - 7520

Das 08:00 - 12:00 e das 13:00 - 18:00 Atendemos com hora marcada.